segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O esplendor da Cantábria



Para quem pensa em Espanha como um destino de sol e toiros, a costa norte deste país reserva algumas surpresas. Este ano, passei as férias familiares na Cantábria, em San Vicente de la Barquera, uma vila piscatória encantadora e, por isso mesmo, muito turística, embora sem os excessos da costa sul. Situa-se num promontório, junto a uma ria que desemboca no Golfo da Biscaia, pelo que o acesso se faz por duas pontes, que proporcionam desde logo belas vistas sobre a vila e a marina.

Tem um passeio marginal rodeado de restaurantes, onde se pode comer peixe fresco, como os chipirones que são a perdição da minha filha, e beber a sidra da região. As ruas são ladeadas de casas antigas e bem conservadas, com as varandas de madeira trabalhada caracterísicas da zona.

No alto do promontório, o castelo e a velha Igreja de Santa Maria de los Angeles guardam a região, até à praia de águas calmas que acompanha a baía. Em dias claros, as montanhas dos Picos da Europa vislumbram-se por trás da igreja e proporcionam um cenário quase cinematográfico.
San Vicente de la Barquera tem ainda outras vantagens: situada muito perto da via rápida da Cantábria, permite deslocações rápidas para vários locais. E se há locais belíssimos para descobrir! Das pequenas cidades de Comillas e Santillana del Mar até Cangas de Onis e as reminiscências da Reconquista Cristã de Covadonga, há imenso para descobrir. Muito perto também, localizam-se as grutas de Altamira, com as suas extraordinárias pinturas de há 15000 anos atrás.

Mas, acima de tudo, deslumbrantes e esmagadores, os Picos da Europa. Constituem o maior parque natural da Europa e são um maciço montanhoso impressionante.

Sucedem-se os picos com mais de 2000 mts, cortados por desfiladeiros de suster a respiração. Por todo o maciço correm rios e riachos, criando caminhos ou precipitando-se em pequenas quedas de água.

Em todas as encostas e planaltos há pastagens e, mesmo nos passeios pedestres, estamos sempre a ladear campos com vacas, ovelhas e mesmo cavalos, que pastam livremente. Nos desfiladeiros e picos, são as cabras que saltam de pedra em pedra. É a Natureza, no seu maior esplendor!

Nota: Absolutamente de recomendar são os deliciosos chocolates artesanais, que existem em inúmeras variedades!

Cantábria - Agosto de 2009 (Fotografias de Teresa Ferreira)

4 comentários:

  1. Sobre Arouca, aqui está um link interessante:
    http://www.fugaevasao.pt/

    E também este:
    http://www.vertentenorte.pt/

    Sobre este magnífico post: só posso dizer que não quero morrer sem percorrer as Astúrias, a Cantábria e o País Basco...

    ResponderEliminar
  2. Vim agradecer a visita no Vou de coletivo!

    Lindas fotos!

    Bjão!

    ResponderEliminar
  3. Espantoso! Entrei aqui pela primeira vez e perdi-me numa viagem por vários pontos do globo na companhia de boa escrita.~Ainda não tive a benesse de visitar Israel ou o deserto, mas retenho algns pontos de vista comuns sobre as terras que visitei e que, docemente, vim recordar aqui.

    ResponderEliminar
  4. BOM DIA!
    VENHA E PARTICIPE!
    ESTE MOMENTO É MUITO ESPECIAL PARA MIM.
    FOI COM MUITA DEDICAÇÃO QUE CHEGUEI ATÉ AQUI.
    COM ESTE LINDO BLOG.
    PORTANTO CONVIDO A VC. PARA A BLOGAGEM COLETIVA.
    VENHA PARTICIPAR.
    COM MUITO CARINHO
    SANDRA

    Lindas Imagens amiga.
    Agradeço também a sua visita.

    ResponderEliminar