segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Château d'Anet




(O Castelo de Anet)

O Castelo de Anet fica situado a noroeste de Paris, perto de Dreux. Conheci-o devido a um Projecto de estudos sobre o Renascimento. Não figura nos roteiros turísticos tradicionais, no entanto, na minha opinião, é um dos castelos mais notáveis que visitei em França.
Era propriedade de Luis de Brèze, primeiro marido de Diana de Poitiers, mas foi remodelado entre 1547 e 1552, por ordem do Rei de França Henrique II, para a sua bela amante.

(A entrada do castelo)

O Castelo tem uma entrada notável, concebida por Benvenuto Cellini, onde figura uma imagem de Diana Caçadora. Mas são as graciosas proporções do seu interior que encantam qualquer visitante. O castelo não foi pilhado durante a revolução Francesa, porém o seu recheio foi vendido como Bens Nacionais de França e só no século XIX foi pacientemente recuperado.

(Um dos salões recuperados)

Rodeado de belos jardins, o Castelo impõe-se pela sua beleza tranquila. A Capela, construída no Pátio de Honra do castelo, tem um chão e uma cúpula que jogam entre si, num reflexo fascinante.

(A cúpula da capela)

(O chão da capela)

A título de curiosidade: as primeiras cenas do filme Thunderball foram gravadas no Castelo de Anet.


(Fotografias de Teresa Ferreira)

Diana de Poitiers, Chenonceau e os outros castelos do Loire

Entrada do Castelo de Chenonceau Falar do Vale do Loire remete-nos de uma forma quase imediata para os Castelos do Loire. Não conheço ...