quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Szoborpark - Um Parque de Estátuas




A cerca de uma hora de autocarro do centro de Budapeste, andando para sul, encontramos um local verdadeiramente original: o Parque das Estátuas e Gigantescos Memoriais da Ditadura Comunista. Na maioria dos países da antiga Cortina de Ferro, isto é, os países da Europa de Leste com regimes políticos de tipo soviético, a queda do Muro de Berlim acarretou a queda da maioria das estátuas e conjuntos arquitectónicos que povoavam as ruas e praças. Muitas foram destruídas, como se a destruição dos vestígios materiais pudesse apagar as memórias. Tal não aconteceu na Hungria: inteligentemente, o governo pegou nas estátuas, placas toponímicas, e outros vestígios monumentais e guardou-os num parque, onde se preservam as memórias e ainda se ganha alguma coisa com o pagamento das entradas.

Somos recebidos, na imponente entrada, pelos grandes líderes da Revolução, Marx e Lenine. Mas o desconforto começa logo aí, já que eles parecem deslocados, discursando para o espaço vazio. Os soldados empunhando bandeiras revolucionárias e os jovens pioneiros, todos de tamanho descomunal, não entusiasmam multidões proletárias. O conjunto assemelha-se mais a um armazém ideológico, interessante mas folclórico.

Perto da saída, a loja oferece recordações da ditadura comunista: T-shirts com Lenine ou Fidel Castro, reproduções de fardas do exército, pins, bandeiras com velhos slogans comunistas, livros e revistas. O ambiente é o de um nostálgico parque de diversões. Há um grupo de rapazes que compra bonés do Exército Vermelho, com estrela dourada e tudo. Se estivessem no Oeste americano, estariam a comprar chapéus à cowboy. O espírito seria o mesmo.

Budapeste - Julho de 2001 (Fotografias de Teresa Ferreira)

3 comentários:

  1. Que lindo,Tereza e como é bom poder rever todos os lugares que passamos, com as histórias que nos dizem respeito,não? beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Estive na Hungria antes da queda do muro, já lá vão uns bons pares de anos e já nesa altura a Hungria sabia estar um pouco afastada desse regime. Tenho de lá voltar e ver as alterações e nessa altura irei visitar este parque.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. LIndos registros, Teresa.
    Bom viajar e conhecer um pouco de outros costumes e historia.Um privilégio , pelo visto, bem aproveitado.Gosto muito das fotos e narrativa.
    Com abraços

    ResponderEliminar