quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Grécia - O mar e a montanha

O que primeiro me cativou foi o azul incrivelmente azul do mar. Um azul de pintura, forte, quase infantil. Depois, as montanhas. As montanhas sucedem-se, num multiplicar de planos quase cinematográfico.

Cada ilha grega é isto, mar e montanha. Aqui em Aegina, amontoadas à beira-mar, as casinhas brancas e ocre dão o toque humano à paisagem. Os pinheiros avançam até à água e as buganvílias espalham manchas coloridas pelas encostas.

Do terraço frente ao meu quarto vejo o mar, com o seu azul infantil, outras ilhas mais pequenas, frente a Aegina, até à costa montanhosa do Peloponeso.


Os barcos atravessam vagarosamente este mar que parece uma baía de águas calmas, e os pequenos navios da Hellenic Seaways cruzam-no mais ligeiros, ligando Aegina ao porto do Pireus.


Num dos pontos mais altos da ilha, há um templo dórico, ainda mais antigo do que o Partenon: o Templo de Aphaea. É um templo muito bonito, pequeno e equilibrado. As suas belas colunas foram construídas com pedras tão perfeitamente ligadas que parecem feitas de um só bloco. Ainda hoje conseguimos apreciar a sua estrutura interna, embora as peças esculpidas tenham sido retiradas e levadas para Berlim, no século XIX.


Tem uma história que se enraíza na velha mitologia grega e que é quase tão bonita como o próprio templo. O rei Minos, de Creta, apaixonou-se pela donzela Britomaris, que era filha de Zeus e protegida por Artemísia. Para fugir a Minos, a donzela atirou-se ao mar. Foi apanhada nas redes dos pescadores de Aegina e trazida novamente para terra. 


Conseguiu, porém, fugir para a montanha e não voltou a ser vista. Por isso, o templo que lhe foi dedicado chama-se Aphaea, isto é, a Invisível.


Do cimo do monte, avista-se um panorama incrível. Dizem que, deste ponto, as mulheres de Aegina assistiram à batalha naval de Salamina, onde os seus maridos combatiam. Hoje, pelo contrário, o cenário que se avista é da mais profunda paz.


Não sei se há paraíso na Terra, mas toda esta envolvência me parece tão irreal, que sou levada a crer que sim. Podia apostar que Calypso dormia aqui mesmo ao lado.


(Fotografias de Teresa Ferreira)

7 comentários:

  1. Maravilhosas imagens e texto elucidativo!beijos e tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Fotos magníficas, Teresa
    Sempre que leio sobre a Grécia , o que mais me encanta sao as ilhas sempre muito comentadas. E, as fotos comprovam a beleza e a paz que transmite.
    Céu azul e as ondulações das montanhas é ponto alto de toda paisagem.
    Obrigda pela partilha.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa!
    Lindas fotos e boa narração.
    Já estive na Grécia, mas não cheguei a ir às ilhas, que são sem dúvida nenhuma maravilhosas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá João
    Como sei que viaja de autocaravana, uma indicação que pode ser útil: do porto do Pireu partem regularmente barcos para as diversas ilhas, que transportam passageiros mas também automóveis e autocaravanas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Gostei desta viagem sem sair de casa! obrigada por ela.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresa,
    Realmente as fotografias ficaram impecáveis, mesmo bonitas. Além disso, não há dúvida que este lugar "grego" é extraordinário e imagem e cor.
    Realmente a Arte é embelezada pela paisagem.
    Gostei.
    Um beijo

    ResponderEliminar