sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

As Nações Unidas

No ano de 2008, por razões que se prenderam em partes iguais com o trabalho e com o lazer, visitei as duas sedes das Nações Unidas, a de Genève, na Suiça, e a de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Foram visitas muito interessantes, porque me permitiram compreender melhor o papel da Organização das Nações Unidas no mundo.



(Entrada do Palácio das Nações em Genève. Há sempre aí manifestantes, 
a favor de qualquer causa) 


A sede da organização em Genève tem o nome de Palácio das Nações e foi construída em 1929, para sede da então chamada Sociedade das Nações, fundada após a Primeira Guerra Mundial. Quando a Sociedade das Nações foi dissolvida, o edifício tornou-se a sede da recém-criada Organização das Nações Unidas. É um edifício belíssimo, ao estilo Art Déco dos anos 20, com salas pintadas por grandes artistas da época. 



(Vista sobre o Parque, vendo-se a seta de titânio doada pela URSS)


O jardim, chamado Parc des Nations, foi decorado com esculturas monumentais doadas por vários países, como a grande esfera armilar em bronze, doada pelos Estados Unidos da América, e uma estrutura que se ergue para o céu em forma de seta, revestida de titânio, e que representa a corrida espacial. Foi doada pela então União Soviética. Estas duas esculturas, das maiores do Jardim, representam ao fim e ao cabo uma das maiores dificuldades que esta organização enfrentou, isto é, a Guerra Fria que opôs as duas super potências ao longo da segunda metade do século XX.



(Sala de Conferências em Genève)




(Sala de Conferências em Nova Iorque)


Hoje, todo o edifício é considerado território internacional e tem visitas guiadas em quinze línguas diferentes. Ao longo das salas e corredores, vamos vendo diversas obras doadas por muitos países, assim como exposições que nos alertam para as muitas faces do trabalho das Nações Unidas no mundo, especialmente na manutenção da Paz.




                    
(O trabalho da ONU no mundo)


O edifício de Nova Iorque é totalmente diferente. É a sede principal da Organização das Nações Unidas, fundada após a Segunda Guerra Mundial. Situado na margem do East River, num território doado pelo milionário americano John D. Rockefeller Jr., é um edifício moderno, de linhas direitas. Hoje, é um território internacional, com o seu próprio sistema postal. Destaca-se na entrada do complexo a enorme linha de bandeiras, simbolizando todos os países pertencentes a esta organização.



(O edifício da ONU em Nova Iorque)


Lá dentro, no entanto, a mesma sequência de salas de conferências, muito idênticas às de Genève, os corredores e as salas repletos de quadros e obras-de-arte doados por muitos países-membros.



(Obras de arte no interior do edifício)


Também no jardim se encontram esculturas muito interessantes, quase todas abordando os temas da paz e da amizade internacionais.



(Escultura oferecida pelo Luxemburgo)


São dois edifícios belíssimos, muito diferentes no seu aspecto, mas muito semelhantes na sua organização, e na forma como tentam sensibilizar os seus visitantes para os temas da manutenção da paz e da preocupação com a qualidade de vida deste planeta tão conturbado.



(Um mundo conturbado)


(Fotografias de Teresa e Fernando Ferreira)


13 comentários:

  1. Teresa, sabes muito bem trazer esses lugares diferentes, que nem todos podem conhecer. Lindos prédios, esculturas também.beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Que bom, Teresa. Fiquei com mais informação, graças à forma simples como nos dizes e descreves estes lugares. A De Nova York, conheço pelo lado de fora...só. Um Bom Ano, de mais intercambio. Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Chica, Ângela
    Gosto de partilhar. Bjs e bom ano.

    ResponderEliminar
  4. A de Geneve vamos ter oportunidade de visitar em breve. Aproveitamos para te desejar votos de um Feliz 2010
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Foi realmente uma visita muito interessante. Evidentemente que estou"falando" da ONU em NY.
    Ao longo desta visita vimos peças "históricas" e que nos contavam também muitas histórias. A imagem com as marcas provocadas pelas ondas de choque da Bomba de Hiroshima, é qualquer "coisa de marcante"

    Quanto ao outro edifício e respectiva viagem, levaste a minha inveja.

    Um beijo,

    ResponderEliminar
  6. Estive em Geneve e passei por lá.
    Sem entrar.
    NY, coneço pelas reportagens.

    A fotogafia que mais gostei é a oferta do Luxemburgo.
    As vezes esquecemos que a américa, do conjunto de paises ocidntais, um dos mais violentos. mata-se com muita facilidade.

    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Pois. Acho bem a partilha... mas... cada vez menos as Nações são Unidas... acho eu... infelizmente... Os interesses sempre mas sempre os interesses económicos!!!

    ResponderEliminar
  8. Tudo porque se não vivemos sem guerras, não prescindimos do quanto queremos a paz.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  9. Vagamundos
    Se forem a Geneve, vale a pena visitar, pelo palácio em si, pelos jardins, pela vista magnífica sobre o lago Leman...
    Bjs


    FAires
    Não sejas invejoso!!!
    Bjs


    JPD
    Ok, vou escolher a foto da oferta luxemburguesa para a barra lateral.
    Bjs

    António
    Aqui, só partilho olhares sobre locais. Mas, onde é que os interesses económicos não imperam?
    E, se na ONU há decisões controversas, a ideia não se pode perder. Além de que a ONU inclui organizações com um trabalho humanitário extraordinário, como a OMS, a FAO, a Unicef, a UNESCO, e tantas outras. Ficam umas coisas pelas outras.
    Bjs

    Cadinho Roco
    A paz é um bem supremo. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  10. Lindo estes luagres,Tereza.
    Parabéns pelas fotos.
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. GOSTEI MUITO DE VER E SABER MAS MAIS IMPORTANTE QUE TUDO É O SEU TRABALHO...QUE SE SEJA SEMPRE EM PROLE DA PAZ,FIÉIS A ESSE IDEAL...SEMPRE!!!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  12. Sandra
    Obrigada e beijinho.

    Pedras Nuas
    É isso mesmo, o ideal da procura da paz é que não se pode perder.

    ResponderEliminar
  13. Curioso conheço as duas e ao ver as fotografias deu uma saudade!
    Bjs

    ResponderEliminar