terça-feira, 6 de abril de 2010

Restos do Império II

Os dois vestígios mais impressionantes do passado imperial de Roma são o Arco de Constantino e o Coliseu. Reproduzidos até à exaustão em postais, calendários e filmes promocionais, parece que não poderiam oferecer-nos mais nada. No entanto, não é assim.



O Coliseu, mesmo desprovido dos mármores que o ornamentavam nos seus tempos áureos, é um monumento impressionante. Em primeiro lugar, pelo seu tamanho. Tinha espaço para 50.000 espectadores sentados, além do largo palanque onde o imperador e os altos dignatários assistiam aos espectáculos, separados da plebe. Largos corredores circundam as bancadas, servidas também por grandes escadarias, onde nos é fácil imaginar uma multidão de gente a entrar e a sair, a vender, a comer guloseimas nos intervalos, a entusiasmar-se com o programa das festas.
Dispostos num espaço ligeiramente ovalado, em três grandes anéis de bancadas, os espectadores assistiam comodamente aos espectáculos que lhes eram oferecidos, espectáculos de sangue e emoção, de que as nossas actuais touradas são ainda herdeiras.



Por baixo da enorme arena, situavam-se os armazéns e as jaulas dos animais. Ainda nos surpreende o engenho com que os romanos organizavam a entrada em cena dos animais. As jaulas funcionavam como elevadores, subidas por roldanas para garantir uma entrada rápida e surpreendente na arena.
Se nos sentarmos durante uns momentos, se ouvirmos com atenção, aquelas pedras têm com certeza muito para contar. É-nos fácil e doloroso imaginar os espectáculos que ali decorreram: animais exóticos em lutas ferozes, leões contra elefantes, tigres contra ursos; mas também as célebres lutas de gladiadores, homens (e até algumas mulheres) treinados para lutar, se necessário até à morte. Sabemos que também aí foram sentenciados criminosos comuns e aí foram chacinados alguns milhares de cristãos, até ao século III. É aflitivo ouvir o que estas pedras nos contam.



O belíssimo Arco de Constantino, que espera o visitante frente ao Coliseu, conta-nos a continuação da história. O imperador Constantino mandou construir este Arco em 315 d. C., para comemorar a sua vitória sobre o seu rival Maxêncio. 




Embora a decoração do monumento seja feita com estátuas, relevos e medalhões retirados de outros monumentos mais antigos, o imperador declarou que a sua vitória se deveu a uma visão de Cristo na Cruz. A mãe, que viria a ser chamada Santa Helena, converteu-se ao cristianismo e o próprio imperador dá liberdade de culto aos Cristãos. 
Estes dois monumentos, que representam momentos diferentes e consecutivos da história da religião que moldou a cidade de Roma, erguem-se lado a lado, na mesma Piazza. Ironias da História.



(Fotografias de Teresa e Fernando Ferreira)

8 comentários:

  1. Tenho esperança de um dia conhecer cada pedacinho encantador desse mundo... tocar essas pedras cheias de história, fazendo uma viagem no tempo!
    Seu post aumenta a minha ansiedade, adorei.
    Jr.

    ResponderEliminar
  2. Sempre agradável recordar. Aprendemos mais e mais. A Páscoa foi boa? A minha muito fresca e branca...Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos e lindos pontos com suas histórias cada um!beijos, lindo dia,chica

    ResponderEliminar
  4. Fui a Roma no Verão passado e adorei. Também por isso gostei de vir aqui recordar e as fotografias são lindíssimas.

    ResponderEliminar
  5. Reviver a história num post ilucidativo.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Teresa, estou encantada com a riqueza de detalhes do seu blog! Que prazer recebe-la lá no meu Menu, volte sempre! Já virei sua seguidora! beijos!

    ResponderEliminar
  7. Teresa, estou conhecendo o seu blog e estou encantada com as fotos, tantos lugares, cada canto uma história, uma emoção. Parabéns pelo lindo espaço

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Eu quero conhecerrrrrr!!!! Puxa vida que fotos lindas,tudo tão diferente e romântico! Adorei tudo e as explicações tb. Montão de bjs e abraços
    Elaine Barnes

    ResponderEliminar